Pontes de Mudança: Sociedades Sustentáveis e Solidárias


Livro: "Pontes de Mudança - Sociedades Sustentáveis e Solidárias"

Por: Sofia Vilarigues & Edgar Silva

Esta obra surgiu da necessidade de avaliar realidades actuais e procurar respostas, na perspectiva da interligação verificada entre a crise social e a crise ambiental.

Emergiu da perspectiva de que a realidade social (como a natural) não é nem será nunca estática. E de que a actual globalização económica é insustentável, em termos ambientais e sociais: não considera a interligação estreita entre a humanidade e o ambiente natural (que formam um todo e como um todo têm de evoluir) e menospreza dinâmicas sociais (não dá resposta às necessidades básicas de cada ser humano, nem às suas necessidades de realização), ao assentar num modelo redutor de crescimento económico.

Estamos hoje, avaliou-se, perante um ponto de bifurcação. A nossa sociedade decai, nas armadilhas da crise actual (social e ambiental), ou emerge em novas formas de ordem.

São necessárias mudanças, que se esboçam, a pensar e implementar. Assumindo a actual orientação possível, concluiu-se, de sociedades sustentáveis e solidárias.

Inclui entrevistas a: Cristovam Buarque, Eugénio Rosa, Pedro Ferraz de Abreu, Rogério Roque Amaro, Sony Kapoor e Viriato Soromenho-Marques.

A obra é o 1º título da Colecção Ecologia Profunda da Antagonista Editora.


Ver:

Vídeo de apresentação

Crítica

Reportagem na RTP Madeira

Artigo na revista Sina

Artigo no jornal Avante

Artigo no Jornal Quercus Ambiente

Artigo no Diário de Notícias da Madeira

Novo artigo no Diário de Notícias da Madeira

Comunicado Quercus - A.N.C.N.

Bibliotecas